Acadêmica da UFGD é premiada em Simpósio Brasileiro de Climatologia

A acadêmica do curso de Geografia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Steffanny Cristina Pereira Santos, foi premiada no XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica com um dos melhores trabalhos apresentados no evento, realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, na semana passada. 

O trabalho intitulado: ‘Alterações e Derivações do clima urbano e suas relações com aspectos socioeconômicos: variações termohígricas nos conjuntos habitacionais Deoclécio Artuzzi I, Deoclécio Artuzzi III e Harrison de Figueiredo II’ também tem participação do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Vladimir Aparecido dos Santos. Ambos têm orientação do docente Charlei Aparecido da Silva, da FCH (Faculdade de Ciências Humanas) da UFGD.

O trabalho da estudante está vinculado ao LGF (Laboratório de Geografia Física) da UFGD e há 4 anos monitora as temperaturas das casas em períodos específicos. Segundo o professor Charlei da Silva, o trabalho da acadêmica monitorou o verão com ideia central de demonstrar a existência de desconforto térmico em residências populares e a ausência de politicas públicas que favoreçam a construção de habitações que minimizem esse desconforto térmico. “Acrescenta-se o estado de vulnerabilidade socioambiental que os moradores são submetidos, a construção não privilegia a presença de áreas verdes ou mesmo materiais construtivos que possam minimizar o desconforto térmico”, explicou.

A pesquisa ainda levantou que nos últimos dez anos houve um crescimento exponencial de residências populares, mas pouco se sabe sobre o conforto térmico das mesmas, se seus moradores são expostos à temperaturas elevadas e por quanto tempo. O estudo tem ainda mais significância em regiões nas quais ondas de calor ocorrem com frequência. Além disso, a pesquisa registra a temperatura e a umidade relativa na parte interna das residências, permitindo identificar a existência ou não de desconforto térmico – IDT (Índice de Desconforto Térmico). 

Steffanny Cristina também integra o Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia. Mais informações do projeto e das ações do LGF da UFGD pelo link: http://www.lgf.ggf.br/ e informações do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) pelo link: https://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-geografia/index

Por DOURADOS NEWS

Deixe sua opinião

Comentários

Algum comentário?

%d blogueiros gostam disto: