Mais de 6 mil alunos são atendidos pelo Programa Saúde na Escola

Haverá encaminhamento a especialistas e fornecimento de óculos para alunos com comprometimento visual

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, está proporcionando atendimento para mais de 6 mil crianças matriculadas em 14 estabelecimentos de ensino.

São Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e ainda a Escola Estadual “Paulo Eduardo de Souza Firmo” no Assentamento Eldorado e a Escola Estadual “Vespasiano Martins” no distrito do Quebra Coco, contempladas com o “Programa Saúde na Escola” (PSE). Esta é a primeira vez que este tipo de serviço é realizado em Sidrolândia.

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde participam da ação neste mês de março. Eles se ausentam dos postos para atender nas escolas. Conforme Tatiane Nantes, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, os médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais continuam cumprindo com a carga horária ao prestar o atendimento às crianças, e logo retornarão ao trabalho nas unidades onde estão lotados.

O prefeito Marcelo Ascoli pede do secretário Nélio Saraiva Paim Filho, o “Nelinho” e equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que desenvolvam diversas ações, visando levar a Prefeitura à comunidade onde for possível. Ele disse em entrevistas e reuniões, que a área de saúde está entre as prioridades da atual gestão.

O PSE

São diversas ações oferecidas aos estudantes pela equipe que integra o Programa Saúde na Escola: Avaliação Nutricional (verificação de peso e medida), Avaliação do Estado Vacinal, Avaliação da Acuidade Auditiva, Avaliação Dermatológica, Avaliação Odontológica, Avaliação de Acuidade Visual.

A coordenadora de Saúde Bucal, Etiene Osiro, anunciou a participação dos profissionais da área odontológica no PSE. Após as avaliações haverá o encaminhamento das crianças para o tratamento dentário adequado a cada caso.

Cb image default

Óculos para alunos

Os médicos que trabalham na área de Acuidade Visual fazem os testes, e todos os alunos que apresentarem sinais de comprometimento da visão, passarão por consulta especializada com oftalmologista da rede pública após agendamento.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde fornecerá os óculos para os alunos que necessitarem.

Conforme Tatiane Nantes, as avaliações nas crianças nortearão a Saúde municipal a indicar os especialistas da rede. Os pais serão informados e orientados sobre os procedimentos que devem ser tomados para garantir o tratamento dos filhos.

A Secretaria de Saúde também solicita aos pais ou responsáveis que enviem pelos filhos o Cartão de Vacina, importante para o atendimento pelos profissionais.

Algum comentário?

%d blogueiros gostam disto: