População do Barra Nova e Estrela aprova Projeto “Prefeitura no Campo”

Corpo administrativo participou de três reuniões para ouvir demandas e conversar com moradores na região onde vivem

Está aprovado pela população o Projeto “Prefeitura no Campo” iniciado pela Gestão 2017/2020 da Administração Municipal em Sidrolândia.

É o que ficou evidenciado na primeira edição na quarta-feira (21/11) entre os participantes das três reuniões realizadas durante o dia.

Além do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, do vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, da primeira-dama Ana Lídia Ascoli, compareceram os secretários municipais, diretores e coordenadores de setores estratégicos da gestão.

A finalidade do projeto, conforme o idealizador, Dr. Marcelo, é levar o corpo administrativo até as localidades urbanas e rurais, estar mais próximo das comunidades, ouvir as reivindicações e sugestões da população, dar satisfações sobre os serviços realizados, e estreitar o relacionamento entre prefeito, vice, primeira-dama, secretários, outros gestores com os munícipes.

Regiões atendidas

As reuniões durante a quarta-feira ocorreram em regiões diferentes. A primeira no período da manhã foi na Sede do Assentamento Barra Nova II, onde estavam o presidente da Associação Nova Esperança Arlindo Vieira, Osvaldo de Paiva (um dos líderes da entidade comunitária), a diretora da Escola Municipal Ariano Suassuna, Elisabeth Pereira da Silva, e diversos moradores. No Barra Nova II vivem, segundo informações das lideranças, 178 famílias.

O segundo encontro se deu no início da tarde na Sede do Assentamento Altemir Tortelli (mais conhecido como Estrela), onde a equipe da Prefeitura foi recepcionada pelo presidente da Associação dos Produtores de Leite e Hortifruti do Assentamento Altemir Tortelli (APROLAT), Hélio Espíndola e sua esposa Débora, além de lideranças e famílias da região. No Estrela há 114 lotes ocupados.

No meio da tarde aconteceu a reunião de fechamento da primeira edição do “Prefeitura no Campo” no Assentamento Barra Nova I/Fetagri. O presidente Agápito Marques e esposa Maria recepcionou a comitiva em seu terreno, onde já se encontravam lideranças da comunidade, como o pastor Osmar, e muitos moradores que ocupam alguns dos 81 lotes.

Depoimentos de participantes

“Isso é excelente porque a gente nunca viu isso por aqui né? Então ele está de parabéns em atender a nossa reivindicação aqui também, com certeza que isso aqui é muito bom, e que seja nos outros assentamentos porque todo mundo precisa. Então a gente fica contente, isso aqui é uma boa iniciativa para todos nós” – Josefa Silva de Souza, lote 158, Barra Nova II.

“Pra falar a verdade, foi a melhor coisa que teve viu? Porque é a primeira vez que acontece uma ação dessa aqui dentro do assentamento. Foi a melhor oportunidade que ele deu para o assentado estar aqui junto com ele reivindicando, conversando e podendo resolver os problemas. Quem sabe agora a gente consegue né? – Maria de Fátima, lote 77, Barra Nova II.

“Olha, eu vou falar bem a verdade, em toda a minha vida eu nunca vi um prefeito fazer isso, assim, vir e conversar com o povo, hoje é a primeira que eu vejo mesmo, pra conversar com a população, ver o que a população está precisando na chácara e no sítio, hoje foi a primeira vez, e ele está de parabéns” – Franciscléia, lote 138, Barra Nova II.

“Eu acho muito interessante porque como às vezes a gente não pode estar indo à prefeitura, ele vindo até aqui agora vai trazer essas melhorias pra gente, porque a gente precisa. Então muita coisa que a gente tem que falar, vai poder falar aqui agora. Eu achei muito interessante e importante. E nunca aconteceu, o Dr. Marcelo (e equipe da Prefeitura) trouxe pela primeira vez né, que está vindo agora. E espero que não fique só por aqui, que continue. Gostei muito” – Maria Fé da Cruz, residente há 9 anos no Barra Nova II.

“É uma ação inédita no município. Eu acho que é uma das melhores iniciativas que pode acontecer nesses últimos tempos. Pro cidadão ver que a Prefeitura está de portas abertas e eles mesmo reivindicarem o que eles anseiam aqui no campo” – Hélio Espíndola, presidente da APROLAT, Estrela.  

“Rapaz, no momento eu tô feliz, porque dentro de dez anos é a primeira vez que um prefeito vem pra conversar com a comunidade. Eu nunca vi um prefeito fazer isso. Ele tá mais em contato com o povo. Gostei muito que ele comprou caminhão novo” – Modesto dos Santos Gomes, lote 27, Estrela.

“Recebi uma bola e uma rede de vôlei pro pessoal brincar nas horas vagas e isso ajuda bastante. Eu lembro que quando ele (prefeito) vinha nas reuniões ele falava desse projeto. Eu estava até esperando acontecer pro pessoal participar. Como um rapaz falou aqui, é o primeiro prefeito que veio né. Muito bom” – Débora Borges, APROLAT, Estrela.

“É uma surpresa maravilhosa porque não é em todo lugar que a gente vê. Eu vim de uma cidade grande, Campo Grande, que não tem isso aqui. E vocês (Prefeitura) estão de parabéns, o prefeito, primeira-dama. Estarei com minha comunidade sempre trazendo apoio a esse projeto e eu tenho certeza que vai longe, porque eu vi na fala dele a sinceridade, a vontade de trabalhar, então hoje eu fico muito contente” – pastor Osmar Barbosa Martins, Barra Nova I/Fetagri.

“Esse é um resultado bom, porque é a própria pessoa que vai dizer o que sente, não sou eu (presidente) que vou falar, sobre estrada, saúde, uma máquina pra gradear a terra, trazer um calcário, uma cama de frango. Aí os filhos não vai sair de perto deles, vão poder trabalhar, ajudando o pai e a mãe. É bom pra comunidade, porque aí a comunidade tem como cobrar o prefeito e os secretários, e acompanhar o que está sendo feito” – Agápito Marques, Associação Barra Nova I/Fetagri.  

Deixe sua opinião

Comentários

Algum comentário?

%d blogueiros gostam disto: