Sandro Meira Ricci dá aulas sobre arbitragem nas Licenças A e PRO


Sandro Meira Ricci foi um dos professores do curso da CBF Academy nesta terça-feira (11). O ex-árbitro falou sobre regras, relação em campo e novas diretrizes

Mais um dia de aulas se passou nas Licenças A e PRO na Granja Comary e, nesta terça-feira (11), os ensinamentos foram além da tática, da psicologia e dos conceitos de jogo. Os alunos presentes nos cursos puderam ter a experiência de conversar diretamente com um ex-árbitro de futebol, Sandro Meira Ricci, e entender um pouco mais o lado da arbitragem nas partidas. 

A aula foi dividida em algumas etapas: explicação de pontos da regra, análise de lances polêmicos, como é feita a comunicação e as tomadas de decisões no VAR, a relação entre árbitros, técnicos e jogadores durante um jogo, as novas diretrizes da arbitragem e projeções para os próximos anos. Sandro Meira Ricci destacou a importância do curso promovido pela CBF Academy e a necessidade dos treinadores conhecerem os árbitros como pessoa.

— Acho que essa relação dos árbitros com jogadores e treinadores precisa melhorar. A gente precisa se relacionar melhor porque pertencemos todos ao futebol, todos trabalham em prol do futebol – disse o ex-árbitro com participação em duas Copas do Mundo. 

Quem também esteve presente na aula foi o árbitro em atividade Péricles Bassols, primeiro Árbitro de Vídeo do Brasil, que também participou em alguns momentos e comentou sobre sua experiência no VAR. Os alunos ainda participaram de uma dinâmica com Sandro Ricci, tendo que dar cartão amarelo ou vermelho para situações passadas pelo ex-árbitro. 

A troca de experiência e as diferentes tomadas de decisões entre os participantes resultaram em intensos debates e esclarecimentos a respeito das regras de arbitragem. 

Assessoria CBF

Imagens CBF Academy

Confederação Brasileira de Futebol

Algum comentário?