UPA completa seu primeiro ano servindo a população de Sidrolândia com mais de 243 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas) “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira” completou seu primeiro ano de atendimento a população de Sidrolândia.

Desde 5 de junho de 2017, quando oficialmente passou a atender a população, após ter passado por adequações para atender as normas do Ministério da Saúde, já foram 243.820 atendimentos entre consultas, coleta e realização de exames, pequenas cirurgias, além procedimentos curativos, aplicação de injetáveis e inalações. 

A administração pública municipal empregou nesse período cerca de 4 milhões de reais, ou seja, a maior parte do custeio é feita com recursos próprios, que são responsáveis pelo pagamentos dos profissionais, pela compra de material de consumo, entre outras despesas. Esse planejamento foi fruto de estudos de secretários e técnicos, de diversas pastas, e garantiu o funcionamento da unidade nesses doze meses.

A UPA conta com profissionais e equipamentos em todas as áreas de sua competência de atendimento e em conformidade com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, para unidades desse porte.

A estrutura mantém serviços de raio-X, eletrocardiografia, laboratórios para exames e leitos de observação.

” Quando recebíamos recomendações para não abrir a UPA naquele período em razão da grave crise financeira do país e do alto custo mensal para a manutenção, que inclusive causou o fechamento de diversas unidades aqui no Estado e no Brasil, decidimos apostar as fichas na abertura da UPA aqui em Sidrolândia, mesmo cientes do quadro desfavorável imposto pela situação econômica que o país atravessa. Não está sendo fácil, mas nos adequamos e a Prefeitura de Sidrolândia hoje comemora o primeiro aniversário da UPA funcionando perfeitamente, atendendo a população 24 horas”, comentou o prefeito Marcelo Ascoli.

Segundo números divulgados pela  Secretaria Municipal de Saúde, no período de 5 de junho de 2017 a 31 de maio de 2018 a UPA realizou um total de 243.820 atendimentos, sendo 3.105 exames de raio-X, 159 Eletrocardiograma, 131 Pequenas Cirurgias, 49.935, 62.238 exames de Laboratório Clínico e  128.252 atendimentos classificados como “Outros”, como curativos, inalações, administração de medicamentos, consultas com outros profissionais.

Deixe sua opinião

Comentários

Algum comentário?

%d blogueiros gostam disto: